Canal de Navegação
O rio Douro é um dos cursos fluviais mais emblemáticos de toda a Europa. Tem a virtude, como nenhum outro, de banhar ou passar próximo de locais classificados como Património Mundial da UNESCO (Salamanca, em Espanha, gravuras rupestres de Vila Nova de Foz Côa, Porto e Douro Vinhateiro).
Em Portugal, a via navegável do Douro, dispõe de 208km, desde a barra do Douro (início no Oceano Atlântico) até à fronteira de Barca D'Alva e Vega Terrón (porto espanhol), com um desnível de 125m vencido por 5 eclusas de navegação (desnível entre 13 a 35m).
A via navegável dispõe das características tipificadas no âmbito internacional, aberta, em toda a sua extensão, a embarcações de todo o tipo, estando apenas limitada às seguintes dimensões (comprimento: 83m, largura 11,40m, calado 2m e calado aéreo de 7,20m).
As dimensões máximas das embarcações permitidas nas eclusas:
comprimento 83m;
boca 11,4 m;
calado 3,8m;
calado aéreo 7,5m.
Restrições a montante do Pinhão, devido ao estrangulamento do canal:
comprimento 83m;
calado 2m.
O canal de navegação está balizado com assinalamento fluvial, identificado com o código de cores regulamentares e ao longo da via existem cerca de 60 cais fluviais. Para além da sua beleza natural, o Douro proporciona a prática de desportos náuticos, nomeadamente o remo, a vela, a canoagem e também a motonáutica.
Características
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Largura
O canal de navegação, balizado onde necessário com bóias, verdes na margem esquerda e vermelhas na margem direita, apresenta a seguinte largura mínima:
Em leito rochoso: 40m
Em leito aluvionar: 60m
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Profundidade
O canal de Navegação permite, presentemente, as seguintes profundidades mínimas:
3,80m do mar até ao Pinhão e do Pocinho até ao local transfronteiriço de Barca D’Alva e Vega Terrón
2,00m do Pinhão até à barragem do Pocinho (no entanto existem troços onde o valor é superior)
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Desnível
O desnível de 125m que o rio apresenta entre o mar e a Barca d’Alva/Vega Terrón, é vencido por 5 eclusas que têm todas a mesma largura (11,40 m), um comprimento ao longo do eixo longitudinal que se situa entre os 86m e os 92m. Considera-se que um navio de 83m pode utilizar todas as eclusas do Douro e que será possível a circulação de navios mais compridos em algumas delas. No entanto a passagem desses navios depende da autorização prévia da APDL – Via Navegável do Douro.
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Vantagens da Navegação Fluvial
O custo de transporte de Sardoura para um porto do Norte da Europa por via FLUVIO-MARÍTIMA é cerca de 1/5 do efectuado por via rodoviária
A via navegável contribui para a protecção da natureza
Menor consumo de combustível por tonelada transportada
Menos ruidosa
Redução de tráfego rodoviário
Um navio Fluvio-Marítimo pode transportar o equivalente a:
100 camiões de 25 toneladas
11 composições de 11 vagões de 20 toneladas
Com um litro de combustível, ou o seu equivalente em eletricidade, transporta-se a 1 km:
De navio: 100 toneladas
Em comboio: 67 toneladas
Em camião: 20 toneladas