Navigational Warnings
Avisos Navegação
Direção de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, nos termos do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (REUVND), publicado em Diário da República, 2.ª série de 16 de agosto de 2019, torna público o seguinte:
Assunto: Levantamento Hidrográfico - Douro
Período: 29 outubro (Período Diurno)
Local: Estuário / km 3,2 e Km 4,1 da VND
Irão realizar-se trabalhos de levantamento hidrográfico, no dia 29 de outubro de 2024 no Estuário, entre os kms 3,2 e o km 4,1 da VND.
Reitera-se a toda a navegação em aproximação ao local onde estejam a decorrer os trabalhos, a observância de cuidados redobrados, velocidade adequada e ter em atenção às recomendações da Autoridade Marítima no âmbito destes trabalhos.
DownloadA Direção de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, nos termos do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (REUVND),publicado em Diário da República, 2.ª série de 16 de agosto de 2019, torna público o seguinte:
Assunto: Queda de viatura no canal de navegação no km 23 da VND (mg direita)
Período: De: 21OUT2024 Até: NA
Local: Albufeira de Crestuma / km 23 da VND (entre Cais do Leverinho e Barragem de Crestuma, carta PT76611-E11) da VND.
Após informação recolhida junto da Autoridade Maritima Nacional, existe uma viatura que caiu ao rio na albufeira de Crestuma pelo km 23 da VND e se encontra submersa.
Assim, enquanto não for resolvida a situação, de acordo com o artigo 35.° do REUVND, deverão todas as embarcações que efetuarem a circulação na referida área do canal de navegação reduzir a velocidade, reforçando as medidas de visualização na área.
DownloadA Direção de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, nos termos do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (REUVND), publicado em Diário da República, 2.ª série de 16 de agosto de 2019, torna público o seguinte:
Assunto: Regata Internacional das Castanhas - Canoagem
Período: Dia 9 de Novembro entre as 9H30 e as 16H30
Local: Albufeira de Crestuma – km 34,5 e o km 35 da VND (margem direita e fora do canal de Navegação)
De acordo com o Artigo 68.° do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (Regulamento n.° 647/2019), no âmbito da realização do evento “Regata Internacional das Castanhas - Canoagem” na albufeira de Crestuma, entre o km 34,5 e o km 35 da VND (margem direita e fora do canal de Navegação), entre as 09h30 e as 16h30 do dia 9 de Novembro de 2024, a navegação deverá observar cuidados redobrados, bem como adequar a sua velocidade, assim como entrar em contato com a devida antecedência com a Policia Marítima do Douro, através do canal 12 de VHF, e aguardar as respetivas indicações.
DownloadA Direção de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, nos termos do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (REUVND), publicado em Diário da República, 2.ª série de 16 de agosto de 2019, torna público o seguinte:
Assunto: Assinalamento fluvial: Albufeira do Carrapatelo
Período: De 15OUT2024 a 30ABR2025
Local: Albufeira do Carrapatelo
Serão iniciados os trabalhos de implementação do Assinalamento fluvial da albufeira do Carrapatelo, de acordo com estudo do IH e da APDL, pelo que terão as seguintes fases de execução:
. Fase 1: Troço cais da Junqueira - Barqueiros (De 15OUT2024 a 31DEZ2024): Será efetuado seguindo todas as marcas de BB, seguindo para EB, numa extensão da carta náutica oficial. Depois de realizado, serão retiradas as boias antigas (EB e BB). Serão ainda recondicionadas as estacas/balizas existentes;
. Fase 2: Troço Barqueiros - Barragem Carrapatelo ( Após concluída a Fase 1): Colocação do novo assinalamento (apenas boias), seguindo todas as marcas de BB, seguindo para EB, numa extensão da carta náutica oficial;
. Fase 3: Troço da Barragem Carrapatelo até ao cais da Junqueira (Após concluída a Fase 2): Colocação de todas as estacas/ balizas;
. Fase 4: Troço do Cais da Junqueira à Barragem da Régua (após concluída a Fase 3): Substituição de todas as boias existentes por novas, sendo ainda substituídas, 6 boias por 6 estacas/balizas.
Para estes trabalhos, serão sempre pelo menos alocados dois meios náuticos, garantindo largura suficiente do canal navegação para a habitual da navegação, devendo os navios efetuarem os necessários cruzamentos, antes ou depois, da zona onde se encontram a desenvolver os trabalhos. Deverão ainda reduzir a sua velocidade, desejavelmente para 5 nós, nas zonas de aproximação.
Todas as semanas, à medida do desenvolvimento dos trabalhos, serão atualizadas as cartas do roteiro da VND, pelo que todos os navegadores deverão consultar o site douro.apdl: Roteiro Navegação (apdl.pt)
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A Direção de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, nos termos do Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (REUVND), publicado em Diário da República, 2.ª série de 16 de agosto de 2019, torna público o seguinte:
Assunto: Tronco de grande dimensão à deriva na albufeira da Régua.
Período: 12Out2024 Até: NA
Local: Albufeira da Régua entre o Km123 e o km 124 da VND (em frente a Quinta de La Rosa)
Assim, enquanto não for resolvida a situação, de acordo com o artigo 35.º do REUVND, deverão todas as embarcações que efetuarem a circulação na referida área do canal de navegação reduzir a velocidade, reforçando as medidas de visualização na área.
DownloadAlertas
Atentas as atuais previsões meteorológicas e hidrológicas, é promulgado o seguinte nível de alerta de cheias:
ALBUFEIRA NÍVEL DE ALERTA DE CHEIAS
ESTUÁRIO AVISO
CRESTUMA CM AVISO
CARRAPATELO CL AVISO
BAGAÚSTE AVISO
VALEIRA VR AVISO
POCINHO PN AVISO
O CPPC-D assegura a análise e acompanhamento contínuo do estuário e restantes albufeiras, relativamente à alteração do nível e alerta de cheias.
O presente comunicado tem por objetivo fomentar uma política de cada vez maior proximidade com todos os atores com responsabilidade em matéria de Proteção Civil. Pretende-se, assim, antecipar medidas tendentes a mitigar danos pessoais e materiais, sempre que as condições meteorológicas sofram um agravamento considerado de “risco” para as populações ou infraestruturas implantadas em Domínio Público Hídrico ou na sua proximidade
A previsão meteorológica do IPMA, com base nos dados disponíveis, aponta para um agravamento da agitação marítima, prevendo-se:
AVISO PERÍODO ESTADO DO MAR
AMARELO 24JAN (15:00)
-
24JAN (21:00) Ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, com período de pico até 17 segundos.
Barra do Porto do Douro FECHADA a toda a navegação desde as 15:15 de 21JAN24 (situação em monitorização permanente, podendo ser alterada).
Assim, a Autoridade Marítima reforça a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Aconselha-se muito particularmente os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
ALBUFEIRA NÍVEL DE ALERTA DE CHEIAS
ESTUÁRIO AVISO
CRESTUMA CM AVISO
CARRAPATELO CL AVISO
BAGAÚSTE AVISO
VALEIRA VR AVISO
POCINHO PN AVISO
CPPC-D em análise e acompanhamento contínuo do estuário e restantes albufeiras, relativamente ao elevar do nível e alerta de cheias,
O presente comunicado tem por objetivo fomentar uma política de cada vez maior proximidade com todos os atores com responsabilidade em matéria de Proteção Civil. Pretende-se, assim, antecipar medidas tendentes a mitigar danos pessoais e materiais, sempre que as condições meteorológicas sofram um agravamento considerado de “risco” para as populações ou infraestruturas implantadas em Domínio Público Hídrico ou na sua proximidade.
Assim, a Autoridade Marítima reforça a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Aconselha-se muito particularmente os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
O presente comunicado tem por objetivo fomentar uma política de cada vez maior proximidade com todos os atores com responsabilidade em matéria de Proteção Civil. Pretende-se, assim, antecipar medidas tendentes a mitigar danos pessoais e materiais, sempre que as condições meteorológicas sofram um agravamento considerado de “risco” para as populações ou infraestruturas implantadas em Domínio Público Marítimo ou na sua proximidade.
Wnat to sail?
Interesting Legislation
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