
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu, no dia 20 de junho, a escala inaugural do navio de cruzeiro VASCO DA GAMA.
Encontra-se numa viagem de 16 dias, de Kiel (Alemanha) a Málaga (Espanha), com 380 passageiros a bordo, sobretudo alemães.
Deste itinerário fazem parte Copenhaga, Roterdão, Honfleur, St. Peter Port, Corunha, Leixões, Lisboa, Portimão, Cádis e Tanger.
O VASCO DA GAMA é um navio de cruzeiro construído em 1993 para a Holland America Line, navegando na altura com o nome de MS Statendam.
Atualmente é detido pela Mystic Invest (subsidiária da Mystic Cruises) do empresário português Mário Ferreira e operada pela Nicko Cruises.
Para celebrar esta primeira visita do navio ao Porto de Leixões, foi realizada a habitual cerimónia de troca de placas comemorativas da ocasião.