Porto de Leixões encerra 2024 com recorde na atividade de cruzeiros
AMERA (3)

Nos dias 25 e 27 de dezembro, o Porto de Leixões recebeu os dois últimos navios de cruzeiro de 2024, encerrando um ano extraordinário para a atividade de cruzeiros.

25 Dezembro

No Dia de Natal, a Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira, recebeu a visita do AMADEA da Phoenix Reisen.

Leixões foi o primeiro porto do seu itinerário de 21 dias, de Hamburgo a Oranjestad, a capital e a mais importante cidade da Ilha de Aruba.

Com cerca de 400 passageiros a bordo, sobretudo alemães, seguiu depois para Marrocos, Ilhas Canárias e Cabo Verde, onde passará a passagem de ano, antes de atravessar o Atlântico rumo às Caraíbas.

A manhã de Natal foi passada aqui em Leixões onde os passageiros aproveitaram para dar passeios a pé por Matosinhos e Leça da Palmeira. Muitos preferiram ficar pela Estação de Passageiros.

Foi construído no Japão e lançado em 1991 para a Nippon Yusen Kaisha, navegando com o nome de MS Asuka.

É atualmente detido pela Amadea Shipping Company e operado pela Phoenix Reisen.

27 Dezembro

O Terminal de Cruzeiros recebeu o último navio de cruzeiro do ano.

O AMERA encontra-se numa viagem de 21 dias, de ida e volta desde Bremerhaven, sob o tema ‘Natal e Passagem de Ano a bordo do Amera’.

O Porto de Leixões foi a primeira paragem deste itinerário, tendo os cerca de 700 passageiros a bordo, sobretudo alemães, passado o Natal em navegação.

A Passagem de Ano será no Funchal, seguindo depois para as Ilhas Canárias e Marrocos.

O AMERA foi lançado em 1988 com o nome de Royal Viking Sun (Royal Viking Line) e até 2019 navegou para a Holland America sob o nome de Prinsendam.

Atualmente navega para a companhia de cruzeiros alemã Phoenix Reisen.

E assim terminou um ano fantástico no que aos cruzeiros diz respeito. Foram mais de 150 navios e quase 200.000 passageiros, números nunca antes atingidos!