
Esta segunda-feira, dia 28 de outubro, recebemos o MS HAMBURG na Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira.
O Porto de Leixões é a última paragem do seu atual itinerário de 11 dias, que teve início em Hamburgo e que terminará em Lisboa. Pelo caminho fez paragens em Portsmouth, Falmouth, Brest, Saint-Nazaire, Bordéus, Santander e Ferrol. Navega com 310 passageiros a bordo, sobretudo de nacionalidade alemã, servidos por cerca de 160 tripulantes.
Foi lançado em 1997 e é detido pela Conti Holding GmbH (empresa de investimento e de transporte fundada em 1995) e operado sob fretamento pela Plantours und Partner GmbH (empresa de cruzeiros sediada em Bremen, na Alemanha).
No passado sábado, 26 de outubro, o Terminal de Cruzeiros acolheu, uma vez mais, o CELEBRITY EQUINOX. Este impressionante navio, lançado em 2009, conta com 317 metros de comprimento, 36 metros de boca e 121.878 GT, o que o coloca entre os maiores cruzeiros a visitar Leixões.
Navegando com 2.794 passageiros, de 48 nacionalidades diferentes, predominando norte-americanos, o Celebrity Equinox é atendido por uma tripulação de 1.187 profissionais. Esta escala faz parte de um itinerário de 9 dias por Portugal, Espanha e Marrocos, com embarque e desembarque em Barcelona e visitas a Lisboa, Tânger e Cádis.
Desde a sua estreia em Leixões, a 22 de abril deste ano, este é o sétimo regresso do navio em 2024, com mais uma escala programada até ao final do ano, refletindo o crescente prestígio do Porto de Leixões como destino de referência na rota dos maiores cruzeiros internacionais.