A APDL realizou, no passado dia 5 de dezembro, a 6ª Reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro, que teve lugar nas instalações do Museu do Douro, em Peso da Régua.
A reunião contou com a presença de João Pedro Neves e Joaquim Gonçalves, Presidente e Vogal do Conselho de Administração da APDL, respetivamente. O Conselho Consultivo é composto por representantes de diversas entidades, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Capitania do Porto do Douro, a REN – Rede Elétrica Nacional, a EDP, bem como representantes das regiões de turismo, municípios ribeirinhos da Via Navegável do Douro (VND), associações comerciais e industriais, concessionários dos portos fluviais, operadores de navegação comercial, atividades marítimo-turísticas e de pesca.
Durante a reunião, foram abordados diversos pontos de agenda, incluindo a aprovação da ata da 5ª Reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro; a apresentação de dados estatísticos sobre a Via Navegável do Douro (VND); o Plano Estratégico de Ação para a Promoção da VND (PEAP35); o Plano de Gestão e Exploração da VND, e outros assuntos relevantes, como o regulamento do Conselho de Navegabilidade do Douro.
O Conselho de Navegabilidade do Douro reúne-se anualmente com o objetivo de debater questões relacionadas com a gestão e desenvolvimento da Via Navegável do Douro, promovendo sinergias entre operadores e municípios para a sua promoção e crescimento sustentável.
A constituição do Conselho de Navegabilidade do Douro, reflete o compromisso da APDL em garantir o contínuo desenvolvimento e promoção da Via Navegável do Douro como um pilar estratégico para o turismo, a economia e a preservação ambiental da região.