No âmbito do projeto global já obtiveram aprovação do programa financeiro CEF-Transports:
- O projeto DIW2020 – Phase I, para os estudos e projetos, no valor de 4,7 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 50%, terminada em janeiro de 2017;
- O projeto DIW2020 – Safer and Sustainable Accessibility (SSA), no valor de 10,089 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%, a decorrer até abril de 2018; e
- O projeto DIW2020 – River Information Services (RIS), no valor de 2,733 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%, a decorrer até setembro de 2018.
A Fase I do projeto DIW 2020 teve início em março de 2015 e terminou em janeiro de 2017 e as suas atividades produziram resultados claros, tais como: os estudos e projetos relativos à eliminação dos estrangulamentos nos troços Cotas-Valeira e Saião-Pocinho incluindo as avaliações de impacto ambiental bem como os levantamentos topo-hidrográficos destes dois troços do canal de navegação; os projetos de modernização e reabilitação das cinco eclusas de navegação; os estudos para o sistema RIS (especificações técnicas e funcionais); um plano de segurança e emergência; um estudo sobre o impacto humano e geográfico do projeto; um estudo sobre o impacto esperado com a implementação do projeto no que se refere a novos mercados e serviços; a análise custo-benefício para o projeto global; bem como ações de disseminação e de formação.
No âmbito da Fase II, iniciada em março de 2016, executam-se em paralelo:
- O projeto DIW2020-SSA, que se centra na melhoria das condições de segurança no estuário do rio Douro (o estuário é a secção do canal com a maior intensidade de tráfego, onde a maioria dos navios inicia ou finaliza as suas viagens). Além das preocupações imediatas de segurança da navegação no estuário, pretende-se ainda com este projeto realizar diferentes testes-piloto para eventual implementação ao longo da via navegável do rio Douro.
- O Projeto DIW2020-RIS, que tem como objetivo a implementação do RIS (River Information Services) recentemente desenvolvido para a navegação interior, designadamente através da aquisição e desenvolvimento do hardware e software necessários à implementação de um sistema de comunicação e informação em pleno funcionamento nos 208 km do canal de navegação. Este sistema será desenvolvido, em total alinhamento com os requisitos mínimos da Diretiva 2005/44/CE, no intuito de implementar novos sistemas de apoio à navegação, tais como sensores hidrológicos, CCTV nas eclusas e nos cais principais, sistemas de monitorização meteorológicos, AIS e sistemas de controlo de tráfego.
A fase III do projeto DIW 2020, cuja candidatura está a ser preparada, tem um orçamento global de 58,7 milhões de euros e que se pretende que decorra até final de 2020, incluindo todas as obras necessárias ao cumprimento dos objetivos gerais traçados para o projeto. Tal inclui não só as obras de correção ao traçado geométrico do canal de navegação nos troços Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, mas também os investimentos de modernização e reabilitação das eclusas de navegação assim como investimentos em ajudas à navegação (novo sistema de sinalização e aquisição de equipamento de apoio à navegação).
O Projeto Douro’s Inland Waterway 2020 é um projeto estruturante, crítico e determinante para garantir o desenvolvimento sustentável do Douro e região circundante e colocar a Via Navegável do Douro em patamares de qualidade e segurança de acordo com os standards exigidos a nível europeu no contexto da rede principal das RTE-T.
O projeto visa assim, além de reforçar o crescimento regional, contribuir para a captação de fluxos turísticos e criar para a indústria local, uma alternativa de transporte sustentável e limpa, possibilitando e potenciando o transporte fluvial de mercadorias, bem como dar resposta ao aumento exponencial do tráfego que se verificou nos últimos anos na VND e que gera a necessidade de reforçar a segurança, de modo a garantir a minimização de ocorrência de acidentes, bem como a eficácia da resposta em situação de emergência.