Foram feitos trabalhos para aprofundamento e alargamento do canal de navegação a jusante dos aproveitamentos hidroeléctricos e construíram-se alguns cais fluviais. O porto comercial de Sardoura, com um muro cais de 80 metros de comprimento e 1,6 ha de terrapleno, e o porto comercial de Lamego, com um muro cais de 160 metros de comprimento e 6,5 ha de terrapleno, ficaram concluídos, respectivamente, em 1988 e 1989. A 10 de Outubro de 1986, chegou à Régua a primeira embarcação turística, o ""RIBADOURO"". Em 19 de Outubro de 1990, foi inaugurada a via navegável, em toda a sua extensão, por uma embarcação turística que chegou a Barca d'Alva, o ""TRANSDOURO"". A 15 de Fevereiro de 1992, o navio comercial ""SEA ELBE"" inaugurou o porto de Sardoura e, em 7 de Abril de 1994, um navio fluvio-marítimo, o ""MARAIKA"", atracou pela primeira vez no porto comercial de Lamego. Em 20 de Abril de 2003, o navio fluvio-marítimo ""HANSA-LYON"" inaugurou o porto de Várzea do Douro.